Junta de Freguesia intervém na Escola nº4



07-08-2024

A Junta de Freguesia de Santiago Maior e São João Baptista dirigiu no final do mês de julho um pedido de informação ao Município de Beja que é igualmente uma disponibilidade de trabalho em conjunto para melhorar as condições da antiga Escola nº4, um património da Câmara Municipal, onde estão sediadas várias associações. Nesta missiva, a Junta de Freguesia assume a disponibilidade de participar ativamente na tarefa de melhoria deste espaço, nomeadamente com a limpeza do mesmo e execução de pinturas.

Não tendo obtido resposta, a Junta de Freguesia iniciou a intervenção na semana em curso


De acordo com a informação enviada pela Junta de  Freguesia de Santiago Maior e São João Baptista ao Município de Beja, "este conjunto de Associações prestam, em áreas diversificadas, um importante conjunto de serviços e apoios à população do concelho e distrito.
Quando da sua instalação no local não foi devidamente acautelada a responsabilidade pela manutenção dos espaços comuns, o que tem vindo a contribuir para o aspecto degradado do edifício e  a existência de algumas dificuldades na assunção de responsabilidades, por muito fáceis ou difíceis de resolver que as mesmas sejam. Sendo um edifício Municipal a responsabilidade é da Câmara.

Este edifício, onde funcionou durante muitos anos a maior escola do 1º Ciclo da cidade e concelho, antes da construção dos edifícios dos 3 Centros Escolares, foi o único do género a não sofrer obras de beneficiação quando, no final do século passado, o Município decidiu avançar com a reabilitação desses espaços.

A última vez que o edifício e o muro envolvente foi pintado aconteceu em 2015 tendo a Junta de Freguesia de Santiago Maior e São João Baptista tomado essa iniciativa embora não fosse e não seja sua responsabilidade. De então para cá a situação tem vindo a degradar-se, à exceção de uma pequena intervenção de pintura na parte tardoz do edifício, também executada pela Junta de Freguesia, a pedido da ADIBA, aquando da realização de uma caminhada noturna pela cidade, a qual teve início no local.

Com o objetivo de devolver parte da dignidade ao espaço e de alguma forma valorizar a atividade do conjunto de entidades que ali desenvolvem o seu trabalho, a Junta de Freguesia disponibiliza-se para proceder à limpeza do espaço, pintura do muro exterior e muros interiores e, na medida das possibilidades, pintura das partes mais degradadas do edifício, solicitando à Câmara, como proprietária e responsável do imóvel, a disponibilização das tintas necessárias
."