Junta de Freguesia apresentou propostas para igual tratamento às freguesias



28-11-2024

Na sequência da deliberação que partilhamos, a Junta de Freguesia solicitou aos eleitos das 3 forças políticas na Câmara a realização de reuniões durante o mês de setembro. Só os vereadores da Coligação Democrática Unitária e o vereador da Coligação Consigo Beja Consegue se disponibilizaram para reunir.

Recentemente foi apresentada uma proposta de orçamento que beneficiava umas Freguesias em detrimento de outras, com crescimentos percentuais muito diferenciados, que iam dos 13 aos 50%. Entre as Freguesias mais prejudicadas encontravam-se as freguesias da cidade.

A Junta de Freguesia reuniu novamente com os vereadores que se haviam disponibilizado anteriormente e transmitiu que se recusa a aceitar ser discriminada e ver prejudicada a sua população, sejam quais forem os motivos que estão por detrás desse comportamento.


A Junta de Freguesia de Santiago Maior e São João Baptista apresentou propostas para que fossem tratadas de igual forma todas as Freguesias, nomeadamente:

1. Crescimento de 20% para todas as Freguesias para darem resposta às competências que executam em substituição da Câmara;

2. Manter os 10 mil euros de apoio igual para cada uma das Juntas de Freguesia às atividades culturais, já atribuídos em 2024;

3. Com o remanescente das verbas existentes, na proposta de orçamento a atribuir às Freguesias, na ordem dos 85 000€, criar uma rubrica para contratos programa a qual deveria ser reforçada com a integração do saldo de gerência, que se estima possa este ano ultrapassar os 5 milhões de euros, para apoio a propostas que venham a ser apresentadas pelas Freguesias em 2025, como aconteceu em 2024.


Ficheiros em Anexo

Ver ficheiro em anexo
Ver ficheiro em anexo
Ver ficheiro em anexo