Grande adesão ao passeio “Noites de Lua Cheia”



Cerca de 120 pessoas participaram neste sábado à noite, dia 7 de fevereiro, em mais um passeio do ciclo “Noite de Lua Cheia”. Apesar do frio que se fez sentir, os participantes não faltaram à chamada e rumaram a mais uma aventura em noite de lua cheia.

Desta feita, foi efetuada uma visita guiada à vila romana de Pisões, e muitos foram os interessados em ficar a conhecer melhor aquele espólio. A visita teve o apoio da Direção Regional de Cultura, representada pela arqueóloga Susana Correia e da Associação de Defesa do Património Cultural de Beja, representada pelo seu presidente, Florival Baiôa Monteiro, os quais contaram aos presentes que os habitantes aquela vila romana teriam como principal ocupação a agricultura, em especial a cultura da vinha e da oliveira.
Apesar de ainda não se encontrar completamente acabada a escavação de Pisões, estão já “desenterradas” cerca de 40 divisões, daquilo que terá sido uma propriedade agrícola privada.
Terminada a visita, munidos de archotes e lanternas, os participantes iniciaram uma caminhada de cerca de 5 quilómetros, com destino ao Penedo Gordo. O percurso foi acompanhado por várias carrinhas e por uma ambulância, mas poucos foram os desistentes, sendo que a maioria dos caminheiros efetuaram todo o percurso a pé.
No final da noite, e já na Casa do Povo do Penedo Gordo, foi servido um lanche, a todos os participantes, local onde Miguel Ramalho, presidente da União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista, agradeceu aos participantes e a todos os parceiros. O autarca recordou que no próximo dia 7 de Março, mais uma iniciativa do ciclo das “Noites de Lua Cheia” volta a ter lugar. Para o efeito, está marcado um passeio noturno de BTT.
Recordamos que este evento é promovido pela União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista, em parceria com a Associação Cultural e Recreativa da Zona Azul, a Associação para a Defesa do Património Cultural da Região de Beja, a Casa do Povo do Penedo Gordo, o Despertar Sporting Club/Secção de BTT, O Grupo de BTT Geração Radical do Penedo Gordo, a Associação Lendias d’ Encantar, o Beja Atlético Clube e a Associação Cultural e Desportiva do Penedo Gordo.


09-02-2015


União das freguesias - Santiago Maior e São João Baptista - Todos os direitos reservados.