Festa das Maias



A Festa das Maias, tradição que foi recuperada pela Associação de Defesa do Património da Região de Beja, já está em marcha.

Na sequência do que foi feito no ano passado e que tem a ver com uma tradição reabilitada de “dois mil anos de história”, vamos poder assistir este ano, a um evento mais ambicioso, a decorrer no dia 15 de Maio (logo depois da quinta-feira de Ascensão) e que envolverá todas as escolas da cidade. Segue-se, no sábado dia 16 de Maio, pela manhã, a Festa das Maias, na zona das Portas de Mértola. A tarde será preenchida por uma festa destinada às crianças, no Jardim Público, onde se convida as famílias a realizar um piquenique.

Florival Baiôa, presidente da direção da Associação de Defesa do Património da Região de Beja, parceira da União de Freguesias de Santiago Maior e São João Batista, deixa um apelo à população para que leve as suas crianças a participar neste evento, único no país.

A associação está a preparar ainda a realização de um pequeno cortejo de Maias.

A edição de publicações sobre o património cultural da região, é outra das ambições da associação. “A Arte Azulejar de Beja” será a primeira a ver a luz do dia. Trata-se de um projecto com financiamento europeu, para a edição de um livro, com o mesmo nome. Esta edição será associada a uma festa que contará com a colaboração de todas as escola da cidade, já no próximo dia 6 de Maio, num evento que se prolonga até 9 de Maio.

Está prevista a criação do puzzle gigante, que se pretende que cubra toda a zona de mármore da Praça da República, acompanhada de uma exposição, música e visitas guiadas destinadas às crianças.

Outra publicação que a associação está a preparar, terá com título “Beja, 100 anos em Imagens”, abordará a história da cidade, sendo que seu lançamento está previsto para 24 de Abril. No livro estarão incluídas cerca de 150 fotografias e ilustrações de Beja, desde o ano de 1866 até 1974.



18-03-2015


União das freguesias - Santiago Maior e São João Baptista - Todos os direitos reservados.