Comemorações do 41.º aniversário do 25 de Abril no Penedo Gordo



As comemorações do 41.º aniversário do 25 de Abril, promovidas pela União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista, começam este ano mais cedo, com a apresentação da peça de teatro “No Limite da Dor”, já no próximo dia 22 de Abril, pelas 21.30, no ginásio do Jardim de Infância do Penedo Gordo.
No mesmo local, mas na sexta-feira seguinte (24 de Abril) terá lugar um Baile com Edgar Baleizão, promovido pela Associação Cultural e Desportiva do Penedo Gordo, e que promete animar a aldeia.
No dia 25 de Abril, a manhã começará cedo. Logo pelas 8.15 horas está marcada a concentração para o passeio de BTT, organizado pelo grupo Geração Radical e que se dividirá em dois, um destinado a crianças até aos 16 anos, e outro para adultos.
Ainda no âmbito desportivo, decorre pela manhã (partida marcada para as 9.00 horas) uma caminhada, aberta a todos, sob o lema “Entre Fontes”, com passagem obrigatória pela Tanque Velho e pela Fonte das Cavadas.
Pelas 10.00 horas está previsto um torneio de futebol 5, a decorrer no polidesportivo descoberto da Escola Primária do Penedo Gordo. Os interessados podem inscrever-se até ao dia 24 de Abril, através do número 927797818. De referir que que existem prémios para os três primeiros classificados.
De referir que o almoço será oferecido pela União de Freguesias de Santiago Maior e São João Batista a todos os participantes nos eventos desta comemoração, bastando para tal, fazer uma inscrição prévia junto de qualquer um dos parceiros.
Durante a tarde, está prevista a realização de uma aula de zumba, destinada ao público feminino, e um torneio de Malha.


Peça de teatro
Do programa destacamos a peça de teatro intitulada “No Limite da Dor”. A peça, que será apresentada pela companhia Lendias d'Encantar, aborda uma temática que faz todo o sentido nesta data. Trata-se “de uma profunda reflexão sobre a resistência, o medo, a humilhação, a dor e a dignidade do ser humano. (…) A realidade portuguesa vivida por milhares de portugueses às mãos da PIDE/DGS”.
A peça teve origem num programa de rádio como o mesmo nome, a cargo de Ana Aranha, onde podiam ser ouvidos relatos de ex-presos políticos, torturados e humilhados pela PIDE. Mais tarde, Carlos Ademar colocou estes depoimentos em livro, associados ao contexto histórico que se viveu na época, sendo depois adaptado pelas Lendias d'Encantar.

Baile
Na noite de dia 24 de Abril, a partir das 21.30 horas, o ginásio do Jardim de Infância do Penedo Gordo, vai receber um baile, a cargo de Egdar Baleizão, promovido pela Associação Cultural e Desportiva do Penedo Gordo.

Passeio de BTT
Outra das iniciativas destas comemorações prende-se, não com um, mas com dois passeios de BTT, a realizar no dia 25 de Abril. A concentração está marcada para as 8.00 horas, em frente ao ginásio do Jardim de Infância, no Penedo Gordo.
Um dos passeios, com o menor percurso, é destinado a crianças até aos 16 anos, sendo que o segundo, com um percurso de cerca de 45 quilómetros, será condicionado a adultos.
No final do passeio será disponibilizado balneário para banhos e oferecido o almoço no ginásio do Jardim de Infância, no Penedo Gordo. Para o efeito, solicita-se que aqueles que pretendam almoçar, o comuniquem até ao próximo dia 24 Abril, para o número de telemóvel 969734841.

Caminhada“Entre Fontes”
Partida às 9.00 horas em frente ao Jardim de Infância, com passagem na fonte das Cavadas e no Tanque Velho.

Torneio de Futebol
Ainda no sábado de manhã, pelas 10.00 horas está previsto um torneio de futebol 5, a decorrer no polidesportivo descoberto da Escola Primária do Penedo Gordo. Os interessados podem inscrever-se até ao dia 24 de Abril, através do número 927797818. De referir que que existem prémios para os três primeiros classificados.

Aula de Zumba
Aula de Zumba ao ar livre, partir das 17.00 horas, destinada ao público feminino, a decorrer em frente à cozinha do Jardim de Infância.

Torneio de Malha
A tarde de sábado será preenchida pro um torneio de malha, a decorrer junto ao Jardim de Infância, a partir das 15 horas. Podem participar todos os interessados, em equipas de 2 participantes, sendo que os três primeiros classificados terão direito a um prémio.




24-04-2015


União das freguesias - Santiago Maior e São João Baptista - Todos os direitos reservados.