Outeiro do Circo integra projeto Global Archaeology



04-11-2015

O Outeiro do Circo, povoado fortificado da Idade do Bronze Final, localizado perto de Mombeja, foi um dos locais arqueológicos escolhido para integrar o projeto Global Archaeology. Trata-se de uma iniciativa da arqueóloga canadiana Kate Leonard, que visa a sua participação, enquanto voluntária, em 12 projectos de investigação, ao longo de 12 meses e em 12 países, durante o ano de 2016.

Deste modo, o Outeiro do Circo figura entre uma lista que inclui sítios arqueológicos e museus de vários locais do mundo, como a Austrália, Nova Zelândia, Fiji, México, Hawai, Canadá, entre outros, e nos quais a arqueóloga irá participar, dando o seu contributo, mas também divulgando esta aventura nas redes sociais e ajudando a promover os projectos que integrará.

Recordamos que os trabalhos de escavação arqueológica desenvolvidos no Outeiro do Circo, decorrem desde 2008, durante o mês de Agosto, e visam catalogar o que poderá ser um dos maior povoados fortificados da Idade do Bronze na Península Ibérica.

Quanto ao objectivo final do projeto Global Archaeology, será a edição de um livro, onde a autora irá contar as diferentes experiências e chamar a atenção para a importância da arqueologia na obtenção de conhecimento do nosso passado comum global.

A partir de Janeiro de 2016 esta jornada poderá ser acompanhada em http://globalarchaeology.ca/blog.