Plantar Portugal nas escolas da União de Freguesias



24-11-2015

Foram plantadas, nesta segunda-feira, dia 23 de Novembro, as três primeiras árvores naquela que foi a primeira de três iniciativas promovidas pela União das Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista, inseridas na 6ª Edição da Semana da Reflorestação Nacional, que este ano decorre entre os dias 20 e 27 de Novembro.

A primeira iniciativa aconteceu no Penedo Gordo, no dia 23 de Novembro, e contou com a participação de todas as crianças da creche, pré-escolar e primeiro ciclo da aldeia. Foram plantadas três árvores (duas pimenteiras e um plátano) e ainda alguns arbustos no recinto do Jardim de Infância e da Escola Primária.
Foi ainda apresentada, no recinto da Casa do Povo, uma “árvore vestida”, isto é decorada por trabalhos em renda realizados pelas senhoras do Grupo de Apoio aos Idosos da Casa do Povo do Penedo Gordo, com a finalidade de sensibilizar os mais novos para a importância da preservação da floresta.
Na terça-feira foram também plantadas pelos alunos do Centro Escolar Mário Beirão, oito árvores.

As árvores plantadas, cedidas pela Câmara Municipal de Beja, foram três casuarinas, duas pimenteiras, um plátano, um salgueiro e um loireiro.

Presente na ocasião esteve um representante da Escola Superior Agrária de Beja, que explicou aos mais pequenos a importância da plantação de árvores e da defesa da floresta em geral. Paula Lança, secretária do Executivo da União das Freguesias aproveitou para agradecer a todos os envolvidos neste projecto de reflorestação nacional, nomeadamente aos parceiros (Câmara Municipal, Escola Superior Agrária de Beja, Associações de Pais, Casa do Povo do Penedo Gordo) e às entidades que acolheram a iniciativa (Centros Escolares da Freguesia).

De referir que as crianças presentes, de seis turmas de diferentes graus de ensino, participaram na plantação, ficando agora responsáveis pelo bem-estar das “suas” árvores.

As crianças do primeiro ciclo e do Jardim de Infância do Centro Escolar de Santiago Maior plantaram 6 tipuanas, nesta quinta-feira, dia 26 de Novembro. A iniciativa contou com a presença de uma turma de alunos da Escola Superior Agrária de Beja, que levou um cartaz onde recolheram as opiniões dos mais pequenos sobre a importância da plantação de árvores.

Muito conhecedores dos benefícios da iniciativa que estavam a realizar, estas crianças do Jardim de Infância e do primeiro ciclo articularam todo o trabalho realizado em sala de aula sobre as plantas e as árvores, com a experiência de plantarem uma árvore.

O balanço da iniciativa Plantar Portugal nas escolas da freguesia não podia ser mais positivo, uma vez que levou a que toda a comunidade escolar se envolvesse no projecto, ao mesmo tempo que foi passada a mensagem da campanha.

Recordamos que esta iniciativa é promovida pelo Movimento Vamos Plantar Portugal, em todo o país e ilhas, com o objectivo de defender e promover as espécies autóctones da floresta portuguesa. A União das Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista, desde o primeiro momento aderiu ao Movimento, convidou parceiros e organizou a plantação de 17 árvores.