Falta de pessoal auxiliar gera protesto e Escola de Santiago Maior é encerrada a cadeado



07-02-2017

Um grupo de pais, contando com o apoio da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola de Santiago Maior, encerraram a cadeado, na passada segunda-feira, dia 6 de fevereiro, o Centro Escolar e a Escola C+S de Santiago Maior, como forma de protesto contra a carência de pessoal auxiliar.
A falta de pessoal não docente é um problema que se reflete na falta de segurança das crianças no espaço exterior, no acompanhamento às refeições e no apoio às crianças com necessidades educativas especiais e que tem sido acompanhado pela Junta de Freguesia, a qual, em colaboração com a Junta de Freguesia de Salvador e Santa Maria da feira, no âmbito da Associação de Freguesias da Cidade de Beja e as Associações de Pais dos 3 Centros Escolares, participou no dia 31 de janeiro, numa reunião com Manuel Barroso, delegado regional da DGEstE (Direcção Geral dos Estabelecimentos Escolares).
Nessa reunião a DGEstE insistiu muito na leitura e no cumprimento da legislação e portaria que estabelece os rácios que determinam o número de funcionários a atribuir a cada agrupamento não demonstrando grande abertura para ir ao encontro das preocupações e reivindicações das autarquias e dos pais. Confrontada com a pergunta direta se está previsto algum reforço de colocação de pessoal para este ano, o Delegado Regional de Educação argumentou serem os seus interlocutores as direções dos agrupamentos e que o assunto só seria ponderado se fosse colocado pelas mesmas.
Perante esta resposta as Juntas de Freguesia e associações de país decidiram solicitar à Direção de cada um dos Agrupamentos reuniões com caráter de urgência para abordar o assunto.
Da direção do agrupamento 2 com sede na Escola Secundária D. Manuel já houve resposta ao convite estando agendada para esta tarde, quarta-feira, dia 8 de fevereiro, às 18.00 horas uma reunião envolvendo as três entidades: Direção do Agrupamento, Junta de Freguesia de Santiago Maior e São João Baptista e Associação de Pais do Agrupamento nº 2 de Beja.
Quanto ao agrupamento nº1 com sede na Escola Secundária Diogo Gouveia, que integra os Centros Escolares de Santiago Maior e de Santa Maria, escolas onde as dificuldades são muito grandes, as duas Juntas de Freguesia continuam ainda a aguardar resposta para a realização da reunião.
A Junta de Freguesia considera que a situação é difícil, o descontentamento da comunidade educativa é crescente, facto comprovado pela grande adesão à greve dos funcionários das escolas realizada na passada sexta-feira e à ação de protesto dos Pais da Escola de santiago Maior da passada segunda-feira.
A Junta de Freguesia de Santiago Maior e São João Baptista manifesta solidariedade para com estas iniciativas as quais visam melhorar a qualidade da escola pública.