Exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico



09-10-2017

No próximo dia 13 de outubro, pelas 10:13 horas, todos os cidadãos são convidados a participar no exercício nacional de sensibilização para o risco sísmico A TERRA TREME. Trata-se da 5.ª edição, organizada pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), em conjunto com a Direção-Geral da Educação (DGE), a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) e a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), ao qual a União de Freguesias de Santiago Maior e São João Baptista se associa.
A iniciativa visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo. De acordo com a ANPC, o exercício compreende a prática de três gestos que podem fazer a diferença no caso da ocorrência de sismo. A ação desenrola-se ao longo de um minuto, durante o qual os participantes, de forma individual ou coletiva (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), executam os três gestos de autoproteção: BAIXAR – PROTEGER – AGUARDAR, independentemente do local onde estejam naquele dia e hora convencionados.
A TERRA TREME coincide e enquadra-se nas comemorações do Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, efeméride instituída pela Organização das Nações
Unidas que tem como tema central este ano “Home Safe Home: Reducing Exposure, Reducing Displacement”.
Embora a iniciativa vise abranger todos os cidadãos nacionais, os organizadores voltam a colocar especial enfoque na comunidade educativa mais jovem (especialmente os alunos do ensino básico) por ser um segmento da população muito recetivo e permeável à mensagem subjacente à iniciativa, e que, em regra, altera mais facilmente comportamentos e atitudes face ao risco, bem como demonstra capacidade de influenciar, por via do contacto com os mais velhos, mudanças idênticas noutros segmentos e grupos da população.