Petição Pública da Plataforma Alentejo



22-01-2019

Ex.mos Senhores,

 

O Secretariado da Plataforma Alentejo deliberou na sua última reunião desenvolver uma campanha sob o lema “PLATAFORMA ALENTEJO: Por (nome da localidade), Pelo Alentejo, Por Portugal” com o objectivo de divulgar junto das populações a sua “Estratégia Integrada e Sustentável do Alentejo nas ligações Nacional e Internacional” e a importância das propostas contidas na mesma não só para todo o Alentejo (Alto e Baixo, Central e Litoral) como para Portugal. 

No quadro desta campanha já estão marcadas sessões públicas para Beja no dia 26 de Janeiro e 2 de Fevereiro na Casa do Alentejo, em Lisboa. Tendo tido já lugar uma sessão pública em Cuba. O Secretariado da Plataforma Alentejo conta com a Vossa presença e apoio no sentido da mobilização para a participação nas iniciativas que irão ter lugar por todo o território e das quais iremos dando atempadamente informação. 

Decidiu também intensificar a recolha de assinaturas, quer “on line”, onde já se ultrapassaram as 2250, quer em suporte de papel, onde se conta já com cerca de 300 no Secretariado, por forma a alcançar até ao final do mês de Janeiro 5000 assinaturas e, com este resultado, estar em condições de fazer a sua entrega a qualquer momento na Assembleia da República (são necessárias 4000 para que as propostas sejam obrigatoriamente discutidas em Plenário pela Assembleia da República). 

Contamos convosco para a divulgação e recolha de assinaturas junto dos residentes da Vossa Freguesia e, para esse isso, enviamos em anexo o modelo que pode ser reproduzido para o efeito e distribuído pelos comércios, associações, clubes, etc.... 

Ainda estamos a tempo de sensibilizar os decisores políticos para que decidam inscrever no PNPOT e no PNI 2030 as propostas contidas na “Estratégia Integrada…” que temos vindo a apresentar ao País nos últimos 6 meses. 

As Juntas de Freguesia, pela sua proximidade às populações, têm um papel da maior importância na mobilização da opinião pública no sentido de apresentar o Alentejo a uma só voz em defesa dos seus interesses e do interesse nacional. 

Deixamos por isso nas mãos dessa instituição a proposta para que agendem para uma próxima reunião a discussão da adesão da mesma à Plataforma Alentejo e manifestem o Vosso apoio à sua “Estratégia Integrada…” com os votos para que, a exemplo do verificado nas Câmaras Municipais onde foi agendada a discussão (Alvito, Castelo de Vide, Cuba, Montemor-o-Novo, Redondo, Serpa, Vendas Novas, Vila Viçosa), a proposta possa ser aprovada por unanimidade. 

Chegou a hora de vestir a camisola do desenvolvimento do Alentejo, de todo o Alentejo, independentemente das legítimas e democráticas opções políticas ou partidárias que nos distinguem. O ALENTEJO PRECISA DE TODOS. A PLATAFORMA ALENTEJO deve ser um exemplo da nossa capacidade de superar o que nos pode dividir para falar a UMA SÓ VOZ de tudo o que nos une e que certamente é muito mais: A NOSSA TERRA. 

Contamos convosco para o êxito desta importante campanha.

 

PELO ALENTEJO, POR PORTUGAL! 

Subscreva em: http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT90336

 O Secretariado da Plataforma Alentejo

 


Ficheiros em Anexo

Ver ficheiro em anexo