Canídeos na vis pública



09-09-2025

Chegam recorrentemente por via direta ou através das redes sociais, justíssimas reclamações sobre a existência de dejetos caninos na via pública. A Junta de Freguesia informa que a existência e consequente limpeza de dejetos caninos nas ruas e outros espaços públicos, não poucas vezes também em jardins e parques onde crianças e adultos desenvolvem atividades lúdicas, é da exclusiva responsabilidade dos proprietários dos respetivos animais.


Existe ainda, embora os regulamentos municipais não o permitam e as regras de boa convivência e respeito pelos demais fregueses e vizinhos o condenem, a prática por parte de alguns proprietários de animais de companhia, nomeadamente cães, de pura e simplesmente lhes abrirem a porta, deixando-os livres na rua, para que estes possam ir fazer as suas necessidades, sujando o espaço público, facilitando a vida aos seus proprietários que assim não se sentem na obrigação ou necessidade de limparem os respetivos dejetos.


As pessoas habituadas a este tipo de práticas, embora sabendo que as mesmas são incorretas, sabem da dificuldade da fiscalização das mesmas e por isso mantém este tipo de práticas em completo desrespeito pelos restantes cidadãos.


A Junta de Freguesia apela aos donos de animais de companhia, nomeadamente cães, que ainda mantém este tipo de práticas, a terem uma atitude cívica de maior respeito para com os outros, cumprindo a legislação e demais regulamentos em vigor, não permitindo que os animais andem sozinhos na rua, mas também removendo os dejetos em sacos devidamente fechados e colocando-os nos contentores para lixo indiferenciado.

 

Colabore. Se sofre as consequências destas atitudes e se indigna com as mesmas, sensibilize quem as pratica para que alterem o seu comportamento e tenham mais respeito por si e pelos outros moradores!

Colabore. Se tem cães e de alguma forma prevarica, passe a remover os dejetos do seu cão. Vai ver que é melhor para todos e sobretudo pelo respeito que os seus vizinhos lhe merecem!

Colabore. Se é daqueles que cumprem, parabéns! Continue com a sua atitude a dar um bom exemplo de cidadania.


São os pequenos gestos individuais que contribuem para a melhoria da qualidade de vida de todos.